Oscilador de 25Mhz com OCXO

De UIKE
Ir para navegação Ir para pesquisar
OCXO completo com Amplificador com BC548.jpg

Oscilador de 25Mhz com OCXO

Em Janeiro de 2021 finalmente consegui realizar as minhas primeiras transmissões para o QO-100, no entanto a recepção sofria muito com o as variações dos osciladores a cristal dos LNBF disponíveis no mercado. Mesmo utilizando 2 soluções com osciladores do tipo TCXO, as escorregadas, apesar de mitigadas ainda eram incomodas, principalmente para modos digitais como FT8, onde a sintonia precisava ser corrigida de tempos em tempos.

Waterfall QO100 com ocxo aprx 10hs.jpg

Para resolver este problema, montei o circuito abaixo. Com algumas referências obtidas da Internet e ajuda de dois colegas radio amadores, Edson PY2SDR e Luciano PT9KK, consegui chegar a um resultado que considero muito bom.

Utilizando um OCXO de 10MHz com saída de onda quadrada, comprado usado via internet. O sinal do OCXO passa por um ci 74ls74 onde seus flipflops dividem o sinal para 5MHz. Este sinal por sua vez passa por um filtro a cristal, com 3 cristais em série. Deste filtro é obtido o sinal estável em 25MHz que então é amplificado, e passa por um novo filtro do tipo LC.

Amplificador de 25Mhz: Como a saída após o o filtro a cristal está muito baixa, decidi por implementar um pequeno amplificador. Primeiramente utilizei o circuito criado por PY2WM que ele chamou de Homebrew MMIC, que consiste em dois transistores BC548. Com a intensão de conseguir um sinal ainda mais forte, montem também um amplificador com o transitor MAR6sm+ que teve um resultado melhor.


Amplificadores (sinal de entrada 100mVpp)
Carga na saída Homebrew MMIC MAR6sm+
Saída Aberta 340mVpp 900mVpp
Saída 50ohms 220mVpp 500mVpp
Saída cabo 75+LNBF 220mVpp 540mVpp
Circuito
Mmic caseiro de PY2WM.png
Circuito base com Mar6 .png


Pirmeiro teste de filtro a cristal