Oscilador de 25Mhz com OCXO

De UIKE
Revisão de 15h52min de 14 de fevereiro de 2021 por Henrique (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
OCXO completo com Amplificador com BC548.jpg

Oscilador de 25Mhz com OCXO

Em Janeiro de 2021 finalmente consegui realizar as minhas primeiras transmissões para o QO-100, no entanto a recepção sofria muito com o as variações dos osciladores a cristal dos LNBF disponíveis no mercado. Mesmo utilizando 2 soluções com osciladores do tipo TCXO, as escorregadas, apesar de mitigadas ainda eram incomodas, principalmente para modos digitais como FT8, onde a sintonia precisava ser corrigida de tempos em tempos.

Waterfall QO100 com ocxo aprx 10hs.jpg

Para resolver este problema, montei o circuito abaixo. Com algumas referências obtidas da Internet e ajuda de dois colegas radio amadores, Edson PY2SDR e Luciano PT9KK, consegui chegar a um resultado que considero muito bom.

Utilizando um OCXO de 10MHz com saída de onda quadrada, comprado usado via internet. O sinal do OCXO passa por um ci 74ls74 onde seus flipflops dividem o sinal para 5MHz. Este sinal por sua vez passa por um filtro a cristal, com 3 cristais em série. Deste filtro é obtido o sinal estável em 25MHz que então é amplificado, e passa por um novo filtro do tipo LC.

Amplificador de 25Mhz: Como a saída após o o filtro a cristal está muito baixa, decidi por implementar um pequeno amplificador. Primeiramente utilizei o circuito criado por PY2WM que ele chamou de Homebrew MMIC, que consiste em dois transistores BC548. Com a intensão de conseguir um sinal ainda mais forte, montem também um amplificador com o transitor MAR6sm+ que teve um resultado melhor.


Amplificadores (sinal de entrada 100mVpp)
Carga na saída Homebrew MMIC MAR6sm+
Saída Aberta 340mVpp 900mVpp
Saída 50ohms 220mVpp 500mVpp
Saída cabo 75+LNBF 220mVpp 540mVpp
Circuito
Mmic caseiro de PY2WM.png
Circuito base com Mar6 .png


Pirmeiro teste de filtro a cristal